quinta-feira, 25 de setembro de 2008

I Ching

Remontando sua origem há  mais de 5000 anos, o  I Ching - o Livro das Mutações - é, provavelmente,  o mais antigo oráculo do mundo. Aliás, mais do que um oráculo, ele encerra toda uma filosofia de abordagem vivencial.

Sua eficácia é surpreendente quando aplicado aos relacionamentos humanos, tanto no nivel individual quanto no coletivo. 

Diferentemente de outros oráculos, alguns dos quais requerem ampla cultura esotérica, o I Ching é acessível a qualquer um que tenha aprendido o significado dos seus textos. 

O I Ching pode ser considerado um sistema de conhecimento a respeito do universo e de suas leis. Usualmente conhecido por suas características de oráculo, é na realidade um completo arcabouço esotérico.

Está intimamente ligado ao fato de que nada é imutável no universo, que tudo se encontra em constante mutação. Aí reside sua utilidade como oráculo, no sentido de nos prover de respostas à nossa incompreensão das mutações que ocorrem em nossa existência e que nos deixam tão confusos. Nos Analetos diz-se que Confúcio, diante de um rio, disse: "Tudo segue, fluindo, como esse rio, sem cessar, dia e noite".

O conceito fundamental do I Ching é o Tao, o Princípio Universal, o Uno, que representa também o caminho espiritual a todos nós destinado, união inexorável com o Criador. 

Nenhum comentário: